top of page

Quem sou

Mirian Lopes

Bacharel/Licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP.

Pós-Graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.
 

    A sexualidade humana, o bem-estar emocional e físico, a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas sempre despertaram meu olhar. Escolhi à psicologia e ela me escolheu. Fico muito feliz em ouvir, participar e conhecer histórias de vida, tão singulares. O encontro com as pessoas é transformador pois traz a oportunidade de crescimento e de construção de sentidos.

      Meu interesse pela sexualidade humana, me levou a desenvolver na graduação, a pesquisa de campo "A sexualidade em portadores de deficiência mental" e a monografia "Violência contra a mulher: estudos de casos atendidos em um centro de referência e atenção à mulher em São Paulo". Estas experiências significativas definiram minha decisão em buscar maior conhecimento sobre a sexualidade humana. 

      Na pós-graduação, desenvolvi a monografia â€œFatores de risco para o transtorno do desejo sexual hipoativo feminino: revisão de literatura“ e publiquei junto com as pesquisadoras Heloisa Junqueira Fleury e Carmita Helena Najjar Abdo, o artigo "Desejo sexual em mulheres jovens em relacionamentos estáveis" na Revista Diagnóstico e Tratamento, no período em que participei do grupo de pesquisa do Projeto Sexualidade (ProSex), no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPqHCFMUSP). 

     Escrevo artigos sobre sexualidade, comportamento e qualidade de vida, como colunista da Revista Taboão News, em Taboão da Serra/SP e do Portal Educação, em Campo Grande/MS. 

      Realizo atendimentos clínicos como psicóloga e sexóloga, oficinas psicoeducativas e de criatividade. Realizo também, treinamentos e palestras para profissionais, casais, mulheres, jovens e adolescentes, em empresas privadas, órgãos públicos, organizações não governamentais, escolas, igrejas entre outras instituições. 

          A psicologia está na minha vida há mais de dez anos, e enquanto atuação, há mais de cinco anos. Esta foi minha melhor escolha profissional! Sim, pois amo o que faço! E dedico meus esforços para estudar e aprender, visando contribuir com o desenvolvimento das pessoas que encontro. 

        Agradeço a todos que leram e se interessaram um pouco mais sobre mim e meu trabalho.

bottom of page